Pipeline de talentos - A importância de construir o seu!



0   Partilhar por e-mail Carreira

Publicado por : CBE Emprego   |   Dia : 04-06-2020
Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica


Contratação de urgência é uma situação comum para qualquer empresa. Uma boa forma de optimizar o processo de recrutamento, é através da criação e actualização de um Pipeline de Talentos. Este sistema não só reduz o tempo gasto para novas aquisições, como também optimiza os recursos financeiros da empresa.

O uso do pipeline de talentos não é apenas para auxiliar nas contratações de emergência. O pipeline pode também ser usado para a projecção de sucessões de cargos e gestão de talentos internos.

 

O que é um pipeline de talentos ?

O pipeline de talentos é um sistema que agrupa potenciais candidatos para diversas vagas. No surgimento de uma nova vaga, é no pipeline que se encontra quem possui os requisitos necessários para preenchê-la.

O pipeline de talentos engloba candidatos de processos seletivos antigos, que não foram seleccionados por algum motivo. Podem também fazer parte do pipeline, talentos e colaboradores que já fazem parte da empresa e ambicionam mudar de cargo. A melhor prática é continuamente actualizar o pipeline, com todos talentos adquiridos através de redes sociais,  websites de recrutamento referências.

Vantagens do Pipeline de Talentos :

 

-       RH com maior produtividade

Com a existência do pipeline de talentos, torna-se mais fácil encontrar candidatos para vagas de emergência. O departamento de RH consegue também abrir processos seletivos com mais tranquilidade.

 

-       Poupança de tempo

Existe uma redução do tempo dispensado ao processo seletivo, uma vez que a produtividade do RH aumenta. É muito mais fácil e prático filtrar candidatos existentes no pipeline, do que ler currículos novos.

 

-       Menos chances de contratação errada

Contratações precipitadas trazem candidatos fora do perfil, que criam despesas indesejadas, e complicações para futuros processos selectivos. O melhor é evitar que o RH sinta-se pressionado, e faça uma escolha errada.

 

-       Redução de custos

O que seria gasto para a procura de novos candidatos, como patrocínio para a divulgação de vagas online, pode agora ser alocado para outros esforços de marketing. Isso porque já existe uma ferramenta que dispõe de diversos candidatos de qualidade.

 

A criação de um pipeline de talentos tem vários benefícios para a equipe contratadora, e para o RH da empresa. A implementação deste método trará praticidade para os processos seletivos mais urgentes.