7 Formas de Melhorar o Processo Selectivo



0   Partilhar por e-mail Boletim Informativo

Publicado por : CBE Emprego   |   Dia : 04-06-2020
Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica


Estabelecer uma equipe de qualidade é fundamental para a prosperidade de qualquer empresa no mercado. A contratação de novos quadros exige um planeamento estratégico por parte da organização. É preciso potencializar este processo, para evitar a constante entrada e saída de pessoal.

Uma contratação ineficaz resulta em desvantagens para a empresa, como os custos da demissão, perdas de investimentos em treinamentos e alocação de fundos para uma nova contratação. Estas alterações podem por vezes reduzir a motivação da equipe de colaboradores, uma vez que precisam adequar-se ao ritmo de adaptação de um novo profissional.

O processo de recrutamento demanda não só a dedicação dos gestores, mas também recursos financeiros da empresa. E como nenhuma empresa quer perder tempo em um processo de contratação, é importante melhorar o processo de selecção. Tal melhoramento pode ser feito através da adoção dos seguintes métodos:

 

●     Proactividade na procura digital

É normal empresas anunciarem vagas, e aguardarem a submissão de currículos com o perfil perfeito. Esta pode ser considerada uma atitude passiva, no processo de procura de um profissional. Um cenário contrário a este, seria a procura de currículos apropriados já submetidos em plataformas online. Esta abordagem - activa - resulta no agrupamento de candidatos que já preenchem um mínimo de requisitos para a vaga.

●     Sistema de pré-selecção (considerar referencias antes da entrevista)

A pré-selecção é uma forma de filtrar candidatos, de modo a diminuir a lista de participantes no dia da entrevista. Além da análise de currículos, existem outras formas de excluir perfis que não se adaptam a vaga. 

A primeira delas é a verificação das referências fornecidas no currículo. Avaliar cartas de recomendação ou até mesmo conversar com ex-empregadores, podem ser formas rápidas e eficientes de construir o perfil de um candidato, e diminuir as incertezas em relação ao mesmo. Uma outra forma de pré-selecção de candidatos pode ser feita através da realização de entrevistas por telefone, ou por ligação em vídeo. Estas entrevistas são mais rápidas de realizar-se, e podem ser uma boa forma de definir quem realmente possui o perfil adequado para passar à fase seguinte. 

●     Opte por uma selecção humanizada

Em uma selecção humanizada, observam-se melhor características comportamentais dos candidatos, tais como a adaptabilidade, disciplina e proactividade. Neste processo, o recrutador também deve exibir uma postura mais humana. Deve-se motivar o candidato a falar sobre experiências profissionais anteriores, e aspirações futuras. Com esta abordagem pode-se conhecer mais sobre a forma como o candidato lida com problemas, suas relações em outros ambientes de trabalho e seu nível de autocrítica. 

 

 

●     Melhore as técnicas de selecção

Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para a selecção de candidatos ideais, cujos atributos alinham-se com as necessidades da empresa. A escolha das técnicas depende dos recursos da empresa, e de quanto tempo há disponível para o processo de selecção. Por essa razão, é preciso que hajam objectivos definidos em relação às habilidades e competências necessárias para o cargo a ser preenchido. A existência de uma gestão de desempenho consistente, também irá fornecer informação para tornar o recrutamento mais objectivo.

●     Monte um Pipeline de Talentos

Clique Aqui para saber tudo sobre o pipeline de talentos! 

LEIA TAMBÉM