Image

Pertilhe : 0     Por e-mail 230

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 11-06-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

CBE Southern Africa apadrinha Evento digital ‘‘Fórum RH Moçambique 2020’’


No passado 03 de Junho do ano corrente, em celebração do Dia Internacional do Profissional de RH, decorreu o Fórum RH Moçambique no qual, a CBE Southern África, foi patrocinadora.


No passado 03 de Junho do ano corrente, em celebração do Dia Internacional do Profissional de RH, decorreu o Fórum RH Moçambique no qual, a CBE Southern África, foi patrocinadora. O evento online, que contou com a participação de mais de quinze especialistas de Recursos Humanos, nacionais e internacionais, atingiu mais de duas mil visualizações.

Durante o fórum, foram discutidos vários temas pertinentes ao sector de Recursos Humanos, como ‘‘O impacto do COVID-19 e o futuro do RH’’, ‘‘O papel do RH na empregabilidade dos jovens’’ e ‘‘Gestão de Recursos Humanos no sector bancário’’. O evento foi e continua a ser uma grande oportunidade, para todos profissionais de Recursos Humanos adquirirem conhecimentos e partilharem ideias relacionados ao sector, que se mostra bastante importante para o desenvolvimento do país.

O painel que abordou o “impacto do COVID-19 e o futuro dos Recursos Humanos”, teve como oradores consultores das diferentes filiais da CBE Southern Africa, nomeadamente Moçambique, Malawi e Cape Town. De entre vários pontos abordados, os oradores concordaram que a pandemia tem tido um impacto negativo para o mercado de trabalho nas três regiões. E como forma de reduzir os índices de despedidas, os consultores sugerem que as empresas adotem o sistema de trabalho temporário, mesmo que seja necessária uma redução salarial.

Sean Lumbe, Director Executivo da CBE em Cape Town, deixou palavras de conforto aos desempregados, incentivando-os a usarem este tempo, como uma oportunidade para reinventarem-se, adquirirem novos conhecimentos, e desenvolverem novas habilidades que possam enriquecer, e agregar valores à empresas. Na mesma linhagem, George Fraiser - Director Regional da CBE Malawi, sugere que os profissionais de Recursos Humanos também assimilem novas habilidades, especialmente na área de Tecnologias de Informação, que será indispensável para o futuro deste sector.

Em meio de conclusão, os oradores assentiram que neste momento de crise, todo o profissional de RH deve tomar uma posição de conselheiro do corpo executivo, nas empresas que estão a passar por momentos difíceis. É preciso também, que as empresas não meçam esforços para garantir a retenção de talentos, e de profissionais altamente qualificados.

Por fim, em nota de agradecimento, Nuno Uinge - fundador e CEO da CBE Southern Africa, salientou ‘‘Este evento é uma iniciativa de se felicitar; é uma prova de que os seus organizadores não desistiram, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia. Espero que seja um ambiente em que muitos jovens desempregados possam vir buscar ideias sobre como podem encontrar espaço para melhor dar a sua contribuição.’’

Tendo em vista a demanda actual do mercado de trabalho, a CBE Southern Africa lançou um novo website  www.cbe.co.mz. Esta plataforma digital, tem como objectivo estabelecer uma ligação entre indivíduos que procuram emprego, e empresas que procuram novos colaboradores.