Image

Partilhe : 0     Por e-mail 1605

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 19-11-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Habilidades para adquirir em época de COVID-19


Há apenas um ano atrás, ninguém poderia imaginar a quantidade de desafios que 2020 traria consigo. O impacto da pandemia continua significante, e o nível elevado de perda de emprego e encerramento de negócios, continua a preocupar muitos. Com tantos factores que não podem ser controlados, é importante manter-se informado, desenvolver suas habilidades e aumentar o seu valor para potenciais empregadores. Aqui vão então 5 habilidades para adquirir, que tornar-lhe-ão mais empregável, em época de COVID-19 e pós-pandemia.


  1. Adaptabilidade

Esta qualidade está de mãos dadas com a flexibilidade de adaptar-se à mudanças imprevisíveis, tal como a crise trazida pela pandemia. Como resultado, empresas foram forçadas a ajustar seus processos de trabalho, para ir de encontro com as necessidades do negócio.  Alimente a sua capacidade de ajustar-se à novos e inesperados prazos, trabalhar sobre pressão, e de aumentar o seu leque de habilidades para suprir qualquer demanda que apareça. 

 

  1. Criatividade e Inovação

Se existe algo que as máquinas não podem fazer, é pensar fora da caixa e inovar. E isso é o mais necessário para empresas que estão a passar por momentos de crise, criados pela pandemia. Soluções inovadoras são necessárias para qualquer indústria, especialmente quando se trata de lidar com crises, mudanças e desafios - o que será comum em todas empresas durante os próximos meses. Sendo assim, a engenhosidade humana será continuamente buscada por  empregadores - seja para inventar produtos, descobrir como oferecer serviços virtualmente, direcionar o conhecimento do sector para a área de demanda ou imaginar novas maneiras de trabalho .

 

  1. Conhecimentos de Tecnologias Digitais

Tecnologias digitais sempre foram importantes, e a pandemia veio para elevar ainda mais o seu papel. Habilidades nas áreas de análise de dados, codificação, marketing digital, web design estão em grande demanda, independente do sector. Felizmente, existem uma gama de cursos disponíveis online, até mesmo à custo zero. Sem colaboradores experientes em tecnologia, vontade de aprender e com uma infinidade de habilidades digitais - as empresas não teriam as ferramentas que precisam para sobreviver neste momento difícil.

 

  1. Escrita corporativa

Qualquer consultor de gestão pode afirmar que a capacidade de comunicação, é vital para o sucesso de uma empresa. A base de tal comunicação é sempre a escrita, e escrever o que se pretende comunicar requer organização de ideias. Muitos candidatos e trabalhadores, subestimam a importância que ‘‘escrever bem’’ pode ter, para a sua evolução profissional.  A capacidade de escrever fluentemente, demonstra inteligência e acarreta maior credibilidade. Infelizmente, o sistema educacional não oferece bases suficientes para uma escrita corporativa fluente. Algumas formas de aprimorar esta habilidade são: estudo de gramática, leitura de livros variados, e cursos específicos para melhorar esta habilidade. 

 

  1. Inteligência emocional

Existem vários tipos de inteligência, e a emocional é uma das mais importantes. Esta inteligência está ligada à comunicação e a consciência da emoção dos outros.  Além disso, a capacidade de ter empatia e de entender como os outros se sentem, em determinadas situações. Seja para tranquilizar os outros durante momentos de stress, adaptar cargas de trabalho em resposta à dificuldades de pessoas ao seu redor, ou manter uma rede aberta de comunicação, confiança e empatia com sua equipe - a inteligência emocional irá sem dúvida para ajudá-lo a progredir na carreira.

 

Durante este período de crise e de recessão económica, é importante concentrar-se no que pode controlar, como melhorar as suas habilidades e expandir a sua rede de conexões. Procure estabelecer as bases agora para que, quando a crise passar, tenha mais portas abertas em sua direção.