Image

Partilhe : 0     Por e-mail 1254

Publicado por :   Natalino Davane   |   Dia : 12-07-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Foi selecionado para entrevista? Parabéns! E agora?


Muitos, após serem selecionados para participar na ronda de entrevistas, começam a desenvolver o espírito de triunfo "garantido". Cometem o erro de acreditar que, pelo mero facto do seu currículo ter sido selecionado, sejam os candidatos certos. Até certo ponto podemos considerar que são. Porém há uma grande diferença entre ser o candidato certo, e ser o candidato que correspondente às necessidades actuais da empresa. Como provar isto, além das qualificações mencionadas no seu CV? Na entrevista! Considerando a incerteza da duração de cada entrevista e das perguntas a serem colocadas, a melhor forma de garantir o seu sucesso é através da preparação. Tal preparação pode ser realizada em vários espectros, como:


1. Pesquisa sobre a empresa

Estar ciente da empresa, no que tange a sua área de actividade, visão, missão e anos no mercado, é extremamente importante. Para melhor demonstrar o nosso conhecimento, e interesse pela instituição para a qual pretendemos trabalhar,  devemos pesquisar sobre:

● Visão e missão da empresa

● Ramo de actividade

● Indústria em que opera 

● Indústrias complementares 

● Cadeia de valor (em que está inserida)

● Principais clientes

● Principais adversários

Contextualizar oportunidades na economia para o crescimento da empresa

2. Ler a descrição da vaga

Estar a par de todas, expectativas mencionadas através da descrição da vaga, narrá-las durante a entrevista e ilustrar como pretende implementá-las no seu dia-a-dia. 

3. Preparar respostas para as perguntas abaixo :

● Fale-me sobre si.

(Resposta: Use 2 ou 3 minutos para falar sobre seu histórico educacional, profissional e área de interesse.)

● Quais os seus pontos fracos?

(Resposta: Pontos fracos e as formas que usa para corrigi-los.)

● Qual a sua expectativa salarial?

(Resposta: “Ficaria feliz com um salário entre os X e X mil meticais’’, explicar também a razão de escolha. Pode ser mesmo por mencionar os factores que lhe levam a contestar tal salário.)

● Porquê aplicou para esta vaga?

(Resposta: Dê razões pelas quais gostaria de trabalhar para a empresa, e na vaga específica.)

● Onde se vê daqui a 5 anos?

(Resposta: ‘’Vejo-me a desenvolver as minhas capacidades na indústria, e a contribuir para esta empresa, caso seja contratado(a)’’).

Em caso de nervosismo o esquecimento sempre aparece. Sendo assim, ao invés de memorizar, o melhor é praticar as respostas até mesmo em frente de alguém, para tornar a comunicação mais natural. Outra prática boa para evitar o esquecimento, é criar uma história que relaciona a maioria das respostas preparadas. Histórias são mais fáceis de lembrar do que factos isolados. 

4. Praticar a linguagem corporal:

● Sorrir

● Contacto visual

● Postura ao sentar

● Ouvir com atenção 

● Acenar com a cabeça

5. Chegar 15 min antes da hora marcada 

Atrasar à entrevista, já passa uma primeira impressão negativa ao recrutador.

Não se esqueça do mais importante:  manter a calma e responder com honestidade!

 

Boa sorte, a vaga já é sua!