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Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 23-02-2021   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Como ser mais eficiente no trabalho?


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O tempo é o bem mais precioso. Todos queremos ter mais tempo para fazer o que queremos, e o que gostamos. Quem trabalha a tempo inteiro, sabe que nem sempre um dia de trabalho é suficiente para realizar todas as tarefas necessárias. Mas como é impossível adicionarmos mais horas ao nosso dia, trabalhar com eficiência é a nossa melhor alternativa. Isto porque, alguns estudos provaram que não temos controle total sobre nossos cérebros, e é por isso que distraímos-nos facilmente.

 Seja qual for a sua área de operação, a eficiência do seu trabalho sempre será a chave do seu sucesso.

Aqui vão 5 formas de maximizar a sua produtividade:

 

  1. Faça um plano do seu dia

Todas as manhãs, ou até na noite anterior, dedique alguns minutos a listar todas as tarefas que devem ser realizadas até ao fim do dia. Se existirem várias, surge então a necessidade de organizá-las em ordem de importância e urgência.

Primeiro: Fazer o que é importante e urgente.

Segundo: Fazer o que é importante, mas não urgente.

Terceiro: Fazer o que não é importante e nem urgente.

Priorizando as tarefas desta maneira, poderá garantir que não irá gastar toda sua energia em tarefas que gosta de realizar, em detrimento das que são importantes e urgentes.

 

  1. Realize uma tarefa de cada vez

Multitarefa é um mito. O cérebro humano não pode realizar duas tarefas que requerem funções cerebrais de alto nível, ao mesmo tempo. Pessoas eficientes sabem que o segredo para realizar um bom trabalho em menos tempo, é o esforço concentrado com o mínimo de distração possível. Na tentativa fracassada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acaba-se perdendo mais tempo, pela necessidade de corrigir-se os erros cometidos durante a distração.

 

  1. Faça intervalos

De acordo com pesquisas, a produtividade e eficiência diminuem, quanto mais tempo trabalhamos sem intervalo. O nosso corpo e a nossa mente, assim como as máquinas, precisam de um intervalo para que operem na sua melhor capacidade. Então levante-se, tome um café, dê uma volta pelo escritório, o que preferir. Se está a alguns minutos sem ter progresso em uma tarefa, faça um intervalo.

  1. Oiça música

Dependendo da natureza das suas tarefas, realizá-las a ouvir música pode aumentar a sua concentração, e produtividade. Em um ambiente aberto, e com muitas pessoas, ouvir música com fones de ouvido ajuda a cancelar o barulho e as distrações. Os fones de ouvido também são muito úteis para mostrar aos seus colegas que está concentrado, e prefere não ser incomodado.

  1. Aprenda a dizer "não"

Seja por sentirmos pressão de nós mesmos, dos outros, ou por vontade de impressionar, muitas vezes acabamos por aceitar tarefas que não estavam na nossa agenda. Associamos a palavra "não" com oportunidades perdidas, mas isso nem sempre é o caso. É importante recusar tarefas quando já possui várias, que ainda não foram realizadas. O que deve fazer é delegar as tarefas mais pequenas, de modo a ter mais tempo para focar-se nas que são importantes.