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O tempo é o bem mais precioso. Todos queremos ter mais tempo para fazer o que queremos, e o que gostamos. Quem trabalha a tempo inteiro, sabe que nem sempre um dia de trabalho é suficiente para realizar todas as tarefas necessárias. Mas como é impossível adicionarmos mais horas ao nosso dia, trabalhar com eficiência é a nossa melhor alternativa. Isto porque, alguns estudos provaram que não temos controle total sobre nossos cérebros, e é por isso que distraímos-nos facilmente.
Seja qual for a sua área de operação, a eficiência do seu trabalho sempre será a chave do seu sucesso.
Aqui vão 5 formas de maximizar a sua produtividade:
Todas as manhãs, ou até na noite anterior, dedique alguns minutos a listar todas as tarefas que devem ser realizadas até ao fim do dia. Se existirem várias, surge então a necessidade de organizá-las em ordem de importância e urgência.
Primeiro: Fazer o que é importante e urgente.
Segundo: Fazer o que é importante, mas não urgente.
Terceiro: Fazer o que não é importante e nem urgente.
Priorizando as tarefas desta maneira, poderá garantir que não irá gastar toda sua energia em tarefas que gosta de realizar, em detrimento das que são importantes e urgentes.
Multitarefa é um mito. O cérebro humano não pode realizar duas tarefas que requerem funções cerebrais de alto nível, ao mesmo tempo. Pessoas eficientes sabem que o segredo para realizar um bom trabalho em menos tempo, é o esforço concentrado com o mínimo de distração possível. Na tentativa fracassada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acaba-se perdendo mais tempo, pela necessidade de corrigir-se os erros cometidos durante a distração.
De acordo com pesquisas, a produtividade e eficiência diminuem, quanto mais tempo trabalhamos sem intervalo. O nosso corpo e a nossa mente, assim como as máquinas, precisam de um intervalo para que operem na sua melhor capacidade. Então levante-se, tome um café, dê uma volta pelo escritório, o que preferir. Se está a alguns minutos sem ter progresso em uma tarefa, faça um intervalo.
Dependendo da natureza das suas tarefas, realizá-las a ouvir música pode aumentar a sua concentração, e produtividade. Em um ambiente aberto, e com muitas pessoas, ouvir música com fones de ouvido ajuda a cancelar o barulho e as distrações. Os fones de ouvido também são muito úteis para mostrar aos seus colegas que está concentrado, e prefere não ser incomodado.
Seja por sentirmos pressão de nós mesmos, dos outros, ou por vontade de impressionar, muitas vezes acabamos por aceitar tarefas que não estavam na nossa agenda. Associamos a palavra "não" com oportunidades perdidas, mas isso nem sempre é o caso. É importante recusar tarefas quando já possui várias, que ainda não foram realizadas. O que deve fazer é delegar as tarefas mais pequenas, de modo a ter mais tempo para focar-se nas que são importantes.