Image

Partilhe : 0     Por e-mail 2130

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 17-09-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Como responder a pergunta sobre Expectativa Salarial?


‘‘Qual é a sua expectativa salarial?’’ - Esta é sem dúvida uma pergunta, que muitos candidatos temem ouvir. Por mais que a entrevista esteja a correr bem, há sempre um medo de auto-sabotagem, relacionado a responder esta insubstituível questão. Existe o receio de solicitar dinheiro à menos - e sair a perder; e existe o receio de solicitar dinheiro à mais - fazendo com que deixe de ser considerado para a vaga. Independentemente da carreira, este não é um cálculo fácil de fazer-se, especialmente no momento da entrevista. A notícia boa é que existe uma forma eficaz de debater este assunto com o recrutador.


  1. Faça uma pesquisa sobre os salários da sua área profissional.

Nunca e nunca argumente sua expectativa salarial, sem fazer uma pesquisa de mercado. Tenha uma ideia do salário que deseja, mesmo antes de aplicar para vagas. Este é um passo muito importante, que vai ajudar-lhe a ter uma ideia sensata de que número sugerir. Pode pesquisar sobre salários através de profissionais que são recrutadores, ou que trabalham com recursos humanos.

 

Pode também usar a ferramenta online: https://meusalario.org/mocambique, para estimativas mais gerais.

 

  1. Pergunte sobre o intervalo salarial da vaga, e dependendo da resposta, escolha um número.

Uma forma de evitar especular um valor muito acima - ou muito abaixo - do salário que a empresa normalmente disponibiliza para a sua vaga, e perguntando ao recrutador qual é o intervalo de remuneração para aquele cargo. Sorria e diga:

-       Se não for importuno, gostaria de saber qual  o intervalo salarial para este cargo.

Agradeça ao recrutador por partilhar a informação, e dê a sua opinião. Se a oferta for menor do que esperava, pergunte se existe algum espaço para ajuste. Isto porque é importante para si, como futuro funcionário, ter uma remuneração satisfatória. Se acredita que não haverá uma concordância no que diz respeito ao salário, talvez essa não seja a melhor oportunidade para si. A sua expectativa salarial deve levar em conta as tarefas do cargo, as horas de trabalho, e não menos importante - as suas despesas mensais.

Um emprego novo, é sem dúvida uma oportunidade para a estabilidade financeira. Sendo assim, é importante garantir que a sua remuneração seja justa, e vá de acordo com o padrão do mercado.