Image

Partilhe : 0     Por e-mail 1112

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 01-10-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Como falar das suas fraquezas na entrevista de trabalho


Falar sobre suas fraquezas na entrevista de trabalho pode parecer contra-intuitivo. ‘‘Afinal não é suposto eu falar das minhas qualidades, e enaltecê-las sempre que possível?’’ - pois, a entrevista é sem dúvida uma oportunidade de mostrar o que vale. Entretanto, ninguém é perfeito. Qualquer candidato possui pontos fortes e fracos, e deve estar pronto para falar sobre os mesmos, em algum momento da entrevista.


Primeiro, certifique-se de que é o candidato certo!

Faça uma pesquisa sobre a empresa, e sobre a vaga. Leia com atenção todos os requisitos e responsabilidades, e tome conhecimento de quais habilidades são essenciais para um bom desempenho do trabalho. Tais habilidades não devem estar na sua lista de fraquezas, pois poderá passar a impressão de que não está capacitado para fazer o trabalho.

 

Como descobrir as suas fraquezas?

Crie uma lista de pontos fracos que pôde notar, em experiências de trabalho anteriores. Pode também usar como referência a opinião de antigos colegas, gerentes ou supervisores, sobre que pontos pode melhorar, em relação à sua forma de trabalhar.

Lembre-se sempre de mencionar como melhorou, ou como pretende melhorar os seus pontos fracos. A melhoria pode ser feita através de aulas, aplicações digitais, mentoria e treinos.

Exemplo de Resposta:              

(Fraqueza) Procrastinação

‘‘Apesar de sempre cumprir os prazos, eu tinha um problema com a procrastinação e acabava trabalhando por dias longos à medida que o prazo aproximava-se. Decidi que precisava mudar isso, então fiz aulas de gerenciamento de projectos e gerenciamento de tempo. Aprendi como organizar meus dias e atacar projetos maiores em partes gerenciáveis, e não sinto mais necessidade de procrastinar.’’

(Fraqueza) Não saber dizer não

“Minha maior fraqueza é que às vezes tenho dificuldade em dizer 'não' às solicitações, e acabo aceitando mais tarefas do que posso suportar. Várias vezes, isso deixou-me estressada e exausta. Para ajudar-me a melhorar nessa área, uso um aplicativo de gerenciamento de projetos para visualizar quanto trabalho tenho em um determinado momento, e saber se tenho ou não possibilidade de assumir mais.”

 

Ter conhecimento das suas fraquezas, já é um ponto positivo!

Os recrutadores perguntam sobre fraquezas, como forma de avaliar o sentido de auto-avaliação e auto-crítica do candidato. O que interessa mais é saber como o candidato lida com dificuldades no trabalho, e não necessariamente julgá-lo pelos pontos fracos. Sendo assim, é importante falar sobre as suas  fraquezas, como forma de demonstrar a sua vontade de melhorar. Uma qualidade indispensável para qualquer candidato, é a maturidade de admitir seus erros e corrigi-los, voluntariamente.