O CV é um documento que fornece informação sobre o histórico estudantil e profissional de alguém que procura emprego. Pode dizer-se que o currículo funciona como um cartão de visita detalhado; um marketing de si mesmo, que visa atrair a oportunidade de emprego desejada. Sendo assim, é importante que este documento seja breve e bem formatado, para que o recrutador possa rapidamente captar a sua essência como candidato.
Dúvidas sobre como começar? Aqui vão algumas regras básicas para escrever um CV!
1. Dados pessoais
É impressionante como várias pessoas esquecem-se de pôr seus dados pessoais no CV. O nome, a morada e as formas de contacto são informações que devem constar logo no início do documento.
(O título ‘Curriculum Vitae‘ é completamente desnecessário).
2. Afirmação pessoal
Logo após ao cabeçário do CV, deve seguir-se a afirmação pessoal. Estas linhas são uma oportunidade de destacar-se dos outros candidatos, e impressionar quem lê o documento.
Neste parágrafo deve descrever quem é, o que procura e o que tem a oferecer. O objectivo é demonstrar o porquê de ser o candidato ideal.
3. Experiência de trabalho (aplicável apenas para candidatos com experiência)
Esta secção deve incluir todas as experiências de trabalho relevantes, da mais recente à mais antiga. É também essencial descrever, em poucas palavras, que funções desempenhou em cada emprego.
4. Conquistas (aplicável apenas para candidatos com experiência)
Esta é a oportunidade de mostrar o que a vale. Descreva com exemplos, as suas principais conquistas nos empregos anteriores. Exemplo: situações em que fez algo de positivo para a empresa. Mencione também como pretende contribuir com suas qualidades para a empresa em que tenciona trabalhar.
5. Educação
Nesta secção coloca-se o histórico de Ensino básico e superior, do mais recente ao mais antigo.
6. Passatempos / Trabalho voluntário
Esta secção não é obrigatória, porém pode ajudar o candidato a destacar-se dos outros, se o interesse tiver relevância a vaga de trabalho. A informação dada neste campo poderá também ser tema de conversa durante a entrevista. Candidatos com experiência em trabalho voluntário são vistos com bons olhos pois preocupam-se em fazer o bem, e em melhorar a vida de sua comunidade.
7. Referências
Nome e contacto de pessoas que possam confirmar a sua experiência de trabalho.
Dicas para melhorar a apresentação do CV:
Uma vez tendo o CV feito, é preciso adaptá-lo para as diferentes vagas a que pretende aplicar. Clique AQUI para saber como adaptar o seu CV.