Image

Partilhe : 1     Por e-mail 874

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 01-06-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

Como escolher a carreira Ideal?


‘‘Acabei de graduar e estou ansiosa para conseguir um emprego. Fiz o curso de gestão de empresas, mas ainda tenho um bocado de dúvidas no que diz respeito a que direção dar a minha carreira e que tipo de empregos procurar.’’


Os pontos de reflexão descritos abaixo são úteis, não só para quem procura o primeiro emprego, mas também para quem já tenha um emprego e esteja a pensar em mudar de área. Nos dois casos, pode ser difícil escolher um novo caminho. Ainda assim, o mais importante é evitar correr atrás de oportunidades que não serão sustentáveis à longo prazo, isto é, iniciar uma carreira ou um emprego que não vai de acordo com os seus objectivos pessoais. Com essa perspectiva, aqui vão alguns pontos para ter em mente sobre como escolher a carreira certa!

1. Pense em algo que gosta, e que leva jeito para fazer

 Existe alguma actividade que goste de fazer sempre que tem oportunidade ?

O que gosta de fazer não precisa estar diretamente relacionado ao seu trabalho, mas delinear tais actividades, já é um bom começo. Tendo uma ideia do que gosta de fazer, pode procurar empregos relacionados a áreas que ache mais interessantes.

Caso tenha uma mente criativa ou mais técnica, caso goste de trabalhar em casa ou com pessoas, haverá sempre uma gama de carreiras em que poderá ingressar. Quando seguimos um caminho que vai de acordo com o nosso talento inato, não há limites no sucesso que podemos alcançar.

2. Pense nas suas habilidades e qualificações

 As habilidades e qualificações que possui agora, são o que lhe tornam empregável.

As qualificações que possui não precisam estar directamente relacionadas às vagas para as quais tenciona aplicar. Durante o processo de aprendizado, adquirimos várias qualidades abstratas que podem ser empregues em qualquer área de trabalho. Por exemplo: capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de cumprir tarefas dentro de um tempo estabelecido, senso de organização e outras. Sendo assim, tenha uma lista daquilo que sabe fazer durante a procura pela oportunidade certa. A última situação que quer, é a de estar em um emprego que não faça uso as suas melhores qualidades.

3. Pense no que gostaria de aprender

Existe algo em particular que gostaria de saber fazer? Felizmente, a aquisição de conhecimento não termina na cerimónia de graduação. É preciso ter em mente que um emprego e também uma oportunidade de aprendizado. Existem empresas que fornecem formações técnicas para os seus trabalhadores. Sendo assim, considerar as áreas na quais quer adquirir conhecimentos, é uma boa forma de idealizar quais oportunidades de emprego serão as melhores.

4. Ganhe experiência

Algumas empresas apenas recrutam trabalhadores com algum nível de experiência. Sendo assim, estágios são uma ótima forma de desenvolver habilidades, vivenciar o ambiente de trabalho e certificar-se de que está na carreira certa. Muitas vezes os estágios e programas de graduados, podem tornar-se empregos definitivos. Mesmo que a colocação não dê certo, o importante é a aquisição de uma nova experiência.

5. Considere o seu estilo de vida

Uma das melhores decisões que se pode tomar, é a de escolher uma carreira que vai de acordo com o estilo de vida. Isto porque ser advogado(a) ou médico(a) não é para qualquer pessoa. É importante falar com quem já trabalha na indústria, e procurar saber quais são as tarefas diárias de determinados empregos. Algumas funções requerem mais dedicação, bem como maior carga horária que outras. Então, mais vale ‘‘beber’’ da experiência de quem já está em campo, antes de se tomar uma decisão definitiva.