Image

Partilhe : 1     Por e-mail 1961

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 02-07-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

A carta de apresentação que aproxima-te da vaga dos sonhos


Todo tipo de comunicação, seja interpessoal ou através de um meio, começa com uma saudação, certo? Portanto, este hábito comum transuda ao processo de submissão do seu CV. A maneira formal para assegurar que esta cortesia seja cumprida, é através da carta de apresentação.


Conhece realmente o propósito da carta de apresentação? O que vem à sua mente? Um meio para impressionar o leitor com suas habilidades de escrita? Ou mesmo uma forma de narrar uma história triste para o coração do recrutador, lamuriando a sua necessidade para conseguir a vaga?

A carta de apresentação é um documento de extrema importância, pois permite-lhe apresentar-se longe dos padrões lineares definidos no tradicional CV. Dá-se-lhe a oportunidade de contar a sua história, quase como um auto-elogio. Uma vez que o CV deve ser curto e objectivo, a carta de apresentação é onde podemos explorar as nossas conquistas sejam elas académicas ou profissionais. Este documento é uma chance para diferenciar-se dos outros candidatos, e convencer ao recrutador que é a pessoa certa para preencher a vaga. 

Deve estar a perguntar-se, ‘‘mas como estruturar uma carta deste carácter?’’. A verdade é que não existe um padrão de estruturação da mesma, porém devemos no mínimo incluir os seguintes ítens :

  • Detalhes pessoais: nome, endereço e contacto
  • Nome do recrutador a quem endereça a carta (caso estiver disponível)
  • Fonte onde obteve a solicitação da candidatura 
  • O porquê de querer trabalhar para a empresa
  • O porquê de ser a pessoa ideal para a instituição 
  • Como pretende contribuir para a empresa
  • Agradecimento pela oportunidade de candidatura 

Exemplo, prático do esboço de uma carta:

1. Abertura da carta

Comece por fazer uma breve apresentação da sua pessoa, seguido pela razão que leva a escrever a carta. É também útil mencionar a fonte na qual obteve a solicitação para candidatura. Caso tenha sido referência de alguém, pode mencionar o nome da pessoa. 

2. Segundo parágrafo 

Nesta secção, apresente os principais atributos profissionais requisitados na descrição do trabalho esperado de si, fazendo uma ligação com as suas capacidades de execução dos mesmos, baseadas nas suas competências. 

3. Terceiro parágrafo

Esta é a melhor altura para enfatizar em como pode agregar valor a empresa. Descreva os seus objectivos de carreira. Mencione como pode contribuir para as operações do dia-a-dia, fazendo referência aos seus melhores atributos pessoais e profissionais. 

4. Quarto parágrafo

O último parágrafo serve para reiterar o porquê de ser o melhor candidato para a vaga. É também uma boa oportunidade de mencionar a intenção de encontrar-se com o recrutador na entrevista de trabalho.

5.  Despedida

Termine a carta com ‘Melhores cumprimentos’ e seu nome completo.