Image

Partilhe : 1     Por e-mail 1243

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 01-12-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

5 Carreiras promissoras para os próximos anos


Neste ano, pandemia do coronavírus teve um grande efeito sobre o emprego, em quase todos os sectores. Muitos trabalhadores foram dispensados, e empresas foram reestruturadas, para adaptarem-se às mudanças trazidas pela crise. No entanto, o futuro do trabalho ainda é promissor para várias áreas, 5 das quais destacamos abaixo.


Aquisição (Procurement)

Aquisição é o processo de terceirização e aquisição de bens e serviços de que toda empresa precisa para cumprir seu modelo de negócios. Grande parte do valor das empresas modernas, está num gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos que permite a produção à baixo custo, sem negligenciar padrões de qualidade rigorosos. Não existe uma formação específica para esta área, apesar de que alguns certificados podem ser adquiridos online. Muitos profissionais transitam de outras funções, para a área de procurement, na mesma organização.

 

Engenharias

Toda indústria e todos os sectores importantes para a sociedade, dependem do trabalho eficiente e preciso dos engenheiros. Cada área de engenharia requer profissionais com habilidades específicas. No contexto Moçambicano, a taxa de empregabilidade é maior para engenheiros formados nas áreas: Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Petróleos.

 

Saúde e Segurança no Trabalho (HSE)

O foco de um funcionário de Saúde e Segurança no trabalho, é o de prevenir acidentes e incidentes que podem levar à lesões, doenças, danificação de propriedade e equipamento, e prejudicar o ambiente. Muitas empresas combinam Saúde, Segurança e Ambiente em um só departamento. Existem várias posições e níveis de responsabilidade em uma carreira de SST, e cada nível avançado requer mais educação e experiência. Pesquisas indicam que profissionais desta área gozam de satisfação profissional, por contribuírem para o bem estar de todos.

 

Técnicos Médios (Canalizadores/Electricistas/Soldadores)

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia, existem áreas de trabalho que carecem do toque humano, e houve um aumento da demanda para profissionais com habilidades técnicas. Um técnico médio normalmente é especializado numa ocupação que requer educação vocacional, treino, experiência de trabalho, e não necessariamente uma licenciatura. Alguns exemplos de profissionais técnicos são: canalizadores, carpinteiros, eletricistas, jardineiros, soldadores.

 

Tecnologias de Informação (I.T)

As tecnologias de informação continuam a mudar a forma como vivemos, e como fazem-se negócios. Não há dúvidas de que esta área continuará a crescer nos próximos anos, assim como a competitividade para os melhores empregos do sector. Existem várias áreas que podem ser seguidas no que diz respeito às tecnologias de informação. Sendo assim, é preciso criar um plano de certificações e especialidades à adquirir para atingir determinados objetivos de carreira.