Na ocasião da entrevista de trabalho, é comum procurar convencer ao recrutador de que é o candidato ideal, aludindo às suas qualificações e anos de experiência. E infelizmente, são várias as vezes em que se pode esquecer a peça mais importante do quebra-cabeças: Terá a personalidade ideal para o trabalho?
Pois é, não basta só ter destaque académico e habilitacional. É muito, mas muito importante que tenha um leque qualidades ‘‘humanas’’ para oferecer. São estas que ajudam o empregador a determinar se um determinado candidato irá adaptar-se à cultura da empresa.
Os atributos descritos abaixo são universais e procurados para qualquer tipo de emprego. Devem ser adaptados e cultivados diariamente, por quem quer ser candidato e trabalhador de valor.
1. Adaptabilidade
Qualquer empresa está sujeita a mudanças. Sendo assim, os empregadores procuram pessoas que sejam facilmente adaptáveis a diferentes situações. As vezes é preciso ajudar em outros departamentos, exercer funções de colegas, trabalhar até mais tarde, enfim. Em todas estas situações, espera-se do funcionário um bom nível de adaptabilidade.
2. Honestidade
Esta é uma qualidade vital, que qualquer recrutador aprecia durante o processo de avaliação e selecção. É importante mostrar que não está confortável em mentir, apenas para ganhar vantagem. Isto irá mostrar que é uma pessoa de caráter confiável. Todo o empregador quer ter certeza de que pode confiar no seu colaborador.
3. Positividade
Ter uma atitude positiva conta muito. Até mesmo a pessoa mais qualificada do mundo, se for constantemente negativa, não irá fazer um bom trabalho. Durante o processo de recrutamento, mostre-se como alguém que tenta sempre ver o lado positivo de todas as situações.
4. Proactividade
Prefere que lhe digam o que deve fazer, a toda hora?
Se sim, então não é o candidato que a empresa procura. Os chefes e gerentes nem sempre tem possibilidade de monitorar seus funcionários. Por essa razão, iniciativa própria é um ótimo atributo pessoal que qualquer candidato deve possuir.
5. Resiliência
As dificuldades aparecem em qualquer trabalho. O importante é ser capaz de superá-las com uma atitude optimista. É preciso saber resolver, aprender e crescer com as falhas que se cometem ao longo da carreira. Durante o processo de recrutamento, a melhor forma de mostrar resiliência ao recrutador, é ilustrando momentos em que ultrapassou obstáculos. Quando temos paixão pelos objetivos, é mais fácil fazermos o que for preciso para os alcançar.
Atributos adicionais : Confiabilidade; Criatividade; Determinação; Empatia; Responsabilidade;
Possuir estas e outras qualidades irá ajudar na busca pelo emprego que tanto quer. Pense nos seus atributos pessoais, e cultive novos. Aumente as vossas chances de se tornar um candidato perfeito!