Image

Partilhe : 0     Por e-mail 1775

Publicado por :   CBE Emprego   |   Dia : 20-10-2020   |   Gostar   Inicie a sua sessão para gostar e partilhar esta dica

3 Perguntas para fazer ao recrutador na entrevista de trabalho


.


No final da entrevista, é normal ouvir o recrutador dizer:

‘‘Tem alguma pergunta que queira fazer?’’

Esta é uma chance que não se deve perder! E, por mais tentador que seja perguntar sobre salário, benefícios e férias, esses tópicos devem ser discutidos apenas quando já existe uma oferta de emprego. 

É importante usar esta oportunidade de fazer uma pergunta, para destacar-se dos outros candidatos, causar uma boa impressão ao recrutador, e mostrar que está de facto entusiasmado pela vaga.

 

Aqui vão três perguntas boas para fazer ao recrutador:

1.    ‘‘Quais são os desafios deste cargo?’’ ou ‘‘Como ter sucesso neste cargo?’’

Esta pergunta é muito boa, porque mostra o seu comprometimento em suceder no cargo, logo de primeira. A resposta do recrutador irá revelar as expectativas de sucesso para o cargo, e dar-lhe-á um pouco mais de conhecimento sobre o dia-à-dia no trabalho. Qualquer organização aprecia colaboradores que tomam iniciativa em melhorar processos.

 

2.    ‘‘Este cargo é novo na instituição, ou já existe?’’

Procure saber porquê colaboradores passados não deram certo no cargo, e o que o departamento deseja para o novo candidato. Se o entrevistador disser que a pessoa que ocupava o cargo foi promovida, isso é um bom sinal. Por vezes a empresa sofre mudanças na gestão, o que dá origem aos cargos novos. Não existe resposta certa, ou errada para esta pergunta. O objetivo é saber que circunstâncias criaram a vaga.

 

3.    ‘‘Existe possibilidade de crescimento neste cargo?’’

Se pretende ficar no emprego por um longo período, é sempre bom saber sobre o plano de carreira do cargo à que se candidata. Que posições poderá ocupar na organização, e em quanto tempo isso poderá acontecer - dependendo do seu desempenho. Muitas empresas criam plano de carreira para certos cargos, como forma de desenvolver seus colaboradores. Através desta pergunta pode ser que descubra que existem benefícios relacionados ao cargo.

 

O processo de entrevista é uma óptima oportunidade de desenvolver uma conexão interpessoal com o recrutador, e destacar-se dos outros candidatos. É também uma oportunidade de obter mais informações sobre a empresa, e sobre a vaga. Então aproveite e faça perguntas. O recrutador apreciará o diálogo!